Atenção: Novas regras para a cobrança bancária entram em vigor em julho

Foto notícia

A partir de julho deste ano um novo sistema para pagamentos de boletos começara a funcionar. Com este sistema os boletos, mesmo vencidos, poderão ser pagos em qualquer banco. Além disso, o cálculo de juros e multa dos boletos atrasados será feito automaticamente, o que reduzirá a necessidade de ir a um guichê de caixa e eliminará a possibilidade de erros no cálculo.

Neste novo sistema, as informações de todos os boletos emitidos pelos bancos estarão numa plataforma única, criada pela FEBRABAN em parceria com a rede bancária. Na hora de pagar um boleto, os dados do mesmo serão checados na plataforma única e se houver divergência de informações o pagamento não será autorizado e o sacado (associado) só poderá pagar o boleto no banco que emitiu a cobrança, uma vez que somente essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias.

Este novo processo evitara o pagamento de boletos fraudados, aqueles que mesmo parecendo terem sido emitidos por um sacador autentico (clube), tem seus créditos enviados para uma conta fraudulenta.

Apesar da nova regra não estar em vigor ainda, o software Elite já está de acordo com os novos padrões da FEBRABAN, possibilitando a geração segura de arquivos de remessa com as informações necessária para o controle de fraudes e pagamentos indevidos, tudo para facilitar o trabalho da secretaria e assegurar confiabilidade para os associados.

 

Adaptado: https://www.terra.com.br/economia/boleto-vencido-podera-ser-pago-em-qualquer-banco-a-partir-de-julho,60455a16b71eee5efa01fc9dcdb8db141ul409ql.html