O grau de importância do treinamento nas organizações

Foto notícia

Qual o nível de importância do treinamento na sua organização? Treinamento é considerado um investimento ou custo?

Treinamento talvez seja a função administrativa mais negligenciada nas organizações, pois muitos empresários acreditam que treinamento é sinônimo de “aumento nos custos”.

Quando perguntados por que não oferecem treinamento aos seus funcionários, muitos desses empresários responderam que não é preciso porque eles “contratam pessoas qualificadas e experientes”. Nada disso substitui o treinamento, pois uma pessoa pode até ter inúmeras qualificações e experiências; mas, ainda assim necessita ser treinada nos moldes da organização.

Outros empresários alegam não oferecer treinamento porque seus funcionários aprendem no exercício da sua função e muitos deles até afirmam que “a experiência é o melhor professor”. Na verdade, quando as pessoas são obrigadas a aprender através do processo de tentativa e erro, todos sofrem. O funcionário se sente um fracassado – apesar de não ter cometido nenhuma falta aparente –, o cliente se decepciona com os erros que poderiam ser evitados e a empresa perde dinheiro.

Portanto, ao transmitir conhecimentos e aptidões aos seus colaboradores o Gerente estará multiplicando sua própria eficácia pelo número de pessoas que ele treina, estando disposto a se sacrificar em curto prazo a fim de receber benefícios em médio e longo prazo.

 

No texto adaptado acima retirado do internet fala um pouco do que nossos clientes vivenciam ou já vivenciaram nas suas organizações.

Aqui na Bluware os treinamentos são ministrados por colaboradores especializados e que propiciarão o aprimoramento das rotinas operacionais da secretaria, a resolução de dúvidas e a utilização de novas funções que o software dispõe em função de sua constante evolução.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-grau-de-importancia-do-treinamento-nas-organizacoes/74007/